quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

COMO SE FREIA?

Muito se ouve falar sobre como frear, uns chegam a dizer que é bom evitar usar o freio dianteiro, mas na realidade o uso do freio deve ser feito sempre de maneira consciente, ou seja: quando você frear sua bike deve estar ciente das condições do piso, da situação da bike em relação ao solo e saber o que pode acontecer durante uma frenagem.

O que pode dar errado em uma frenagem quando?

Freamos demasiadamente forte a roda traseira levando-a a travar:

Se a bike estiver seguindo em linha reta: a roda traseira pode derrapar para um dos lados e desestabilizar o equilíbrio, que pode ser recuperado diminuindo um pouco a potência da frenagem para que a roda volte a girar e/ou efetuar uma mudança de direção para corrigir o equilíbrio.

Se a biker estiver dentro de uma curva: a roda traseira escapa para o sentido contrário da curva e quando isto acontece muito rápido, acaba levando o biker ao chão. Ao sentir que a traseira vai escapar alivie a potência exercida sobre o freio, mas uma atitude preventiva é mais indicada, onde: se o piso for de pouca aderência evite frear forte e fique bem atento para a reações da roda traseira

Freamos demasiadamente forte a roda dianteira levando-a a travar:

Se a bike estiver seguindo em linha reta em piso de alta aderência a tendência e da bike e o biker girarem para frente sobre a roda dianteira, mas quando o piso não tiver tanta aderência a tendência é a roda derrapar par um dos lados tirando o equilíbrio, em ambos os casos é necessário diminuir a potência exercida sobre o freio para recuperar o equilíbrio.

Assim como na roda traseira a dianteira também derrapa para o sentido contrário da curva, mas quando isto acontece inesperadamente raramente o biker escapa do chão.

Então lembre-se que quando frear você deve estar atento para o que pode vir a ocorrer, desta forma é possível tomar a atitude correta para evitar o tombo. Abaixo uma lista de dicas para ajuda-lo neste setor.

  • Ao usar uma bike pela primeira vez experimente o freio com cuidado e sinta a sua potência.

  • Mantenha os freios de sua bike bem regulados e após uma regulagem teste-os.

  • Sempre analise o piso e a situação em que esta passando na hora de frear para saber qual atitude tomar.

  • Em piso firme e seco divida o esforço da frenagem em 60% no dianteiro e 40% no traseiro em outros tipos de piso iguale ou inverta um pouco a potência aplicada, mas lembre-se O FREIO TRASEIRO NÃO CONSEGUE PARAR A BIKE A TEMPO NAS EMERGÊNCIAS.

  • Em descidas ponha o corpo para trás ao frear forte, isto ajuda a bike a não virar sobre a roda dianteira.

  • Não freie ao passar sobre valetas, erosões transversais, faça-o antes ou depois.

  • Conhecendo bem o freio traseiro de sua bike você pode usa-lo para testar a aderência do piso pelo qual esta passando, se a roda travar sob o menor esforço feito na alavanca, chiii! Lembre-se de tudo que leu nesta matéria e reze para não precisar frear forte.

  • Quando a situação se tornar desesperadora, o que acontece sempre depois de uma freada forte, e você tendo recuperado o equilíbrio depois de soltar o freio, mas ainda precisa frear forte. Faça-o e se a bicicleta desestabilizar solte novamente o freio e vá repetindo está seqüência até... ufa! ou ái!

  • Sobre a lama ou barro e em descida fique em pé sobre os pedais e vá modulando a potência dos freios com cuidado e atenção.

  • Se, em descida, após soltar o freio para transpor um pedaço de piso escorregadio freie o suficiente depois de transpo-lo para reduzir a velocidade.

  • Em piso de muita poeira, esta pode esconder pedras e buracos.
    Pedriscos sobre asfalto CUIDADO!!!! Piso de terra firme sob floresta e/ou chuva são muito traiçoeiros e quando eles tem aquela cobertura verde de musgo, chiii!, se puder siga por sobre o mato que há no meio e nas beiradas do caminho.

Quando um piso escorregadio, te pegar de surpresa e você soltando o freio recuperar o equilíbrio comece a pensar rápido, mas muito rápido mesmo e ache um piso mais firme onde você possa voltar a frear com segurança.

Boa sorte

2 comentários:

Felipe disse...

Seria bom o gruger ter lido esse post antes do pedal...

rsrsrsrsrs

Rastael disse...

hauhauhauhauhauha
acho q a viagem iria ser bem menos dolorosa!!!
heheheh