domingo, 5 de julho de 2009

10 anos de pedal no Piocerá\Cerapió


Estava esses dias futucando a internet e foi ai que encontrei esse fato que pra mim foi uma surpresa no Piocerá\Cerapió tem lugar pra bike também! É um evento muito conhecido pela competição entre pilotos impulsionados pelos automotores, e em 2010 completam 10 anos da entrada das Bicicletas no roteiro da competição.

Com a participação de 66 bikers, a primeira edição com MTB relaizada em 2001 foi um secesso reunindo atletas de vários estados. Para a organização do Cerapió/Piocerá, a competição de Mountain Bike evoluiu tecnicamente, atraindo a participação de atletas campeões regionais e nacionais e até de atletas estrangeiros. inclusive como o próprio Ehrlich Cordão lembra, foi nesta modalidade que os primeiros estrangeiros começaram a competir. Assim a prova de bike veio mesmo para ficar. nos anos seguintes, a prova foi ficando conhecida e divulgada nacionalmente, passando a ter a presença de atletas de ponta, campeões regionais, com títulos nacionais e até internacionais. A prova já teve até a participação de feras de nacionalidades diferentes, como portugueses, norte-americanos e italianos.


"Para mim a prova de bike é a mais técnica e mais emocionante de todas as demais, pois tem a ver com superação pessoal, com superação de limites do corpo e da mente. Muitos atletas são guerreiros, pois vêm participar sem patrocínios, alguns dormem em barraca e lutam para vencer os obstáculos sozinhos, no meio de calor, de chuva... O atleta é seu próprio mecânico e apoio da competição. É o atleta, sua bike e o desejo de vencer." disse Cordão.

Para Cordão, a modalidade democratiza o evento, como um todo. "Por isso, a prova de bike veio para ficar e na sua edição comemorativa, em 2010, vamos programar muitas novidades inclusive um roteiro muito atraente para competidores e, consequentemente, apra a imprensa que sempre apoiou esta competição, realizando grandes coberturas", destacou, enfatizando que o sucesso da prova de MTB se deve ainda ao apoio técnico de uma grande equipe, como a do organizador de eventos de MTB e publicitário, o compadre Zenardo Maia.

Como iniciou o Piocerá/Cerapió?


1987: O início de tudo...

Tudo começou em Abril de 87, num bate papo informal entre o Ehrlich Cordão e Gladdino Gabriel. O Enduro era para ser chamado de Enduro da Integração, na idéia de unir os pilotos dos dois estados pioneiros na prática de enduro de regularidade na região norte e nordeste do país. O papo amadureceu Ehrlich Cordão, cuidaria da parte de marketing e divulgação e Galdino Gabriel, da parte técnica da prova.

O primeiro levantamento aconteceu no feriado de 7 de setembro de 1987 feito por Gabriel e Alfio, um italiano recém chegado a Fortaleza. A conferência da planilha foi realizada no feriado do dia de finados por Ehrlich Cordão, Gabriel e Franz George.

Durante o levantamento, os três desbravadores das trilhas descobriram uma área de terra em litígio entre os estados Ceará e Piauí e uma conversa com um caboclo da região prá saber onde os três estavam, o mesmo falou que lá era o Cerapió-Piocerá! Foi então que a prova passou a ser chamada de Cerapió - quando sai do Ceará para o Piauí e Piocerá quando faz o caminho inverso.

O primeiro Cerapió aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 1987 com a participação de 36 duplas já oriundas de estados brasileiros e com presença da Imprensa nacional especializada; "Revista Motosport e Duas Rodas". Em 2010 o evento vai para a edição número 23.


Para maiores informações, seja ela inscrições, roteiros, modalidades, regulamento e novidades acessem http://www.cerapio.com.br/

Um forte abraço a todos.

Nenhum comentário: